Você já fez o seu check-up neurológico esse ano? É comum as pessoas deixarem para se consultar com um médico, somente quando percebem que algo não está certo. O check-up é indicado justamente para antecipar o diagnóstico, ou seja, você não precisa esperar ficar doente para fazer a consulta.
Assim como é importante realizar o check-up do coração, o cérebro também merece todo o cuidado. Mas quando fazer e qual a frequência ideal? Veja nos tópicos a seguir e aprenda a como cuidar melhor da sua saúde.
Check-up neurológico: quando ele é indicado
O check-up neurológico deve ser realizado por qualquer pessoa, de qualquer sexo. Como já dito, não é preciso esperar que uma determinada doença apareça para se consultar.
Se não existem casos de doenças neurológicas na família, o check-up pode ser realizado uma vez por ano, assim como por exemplo, funciona com o check-up do coração.
Agora, se você tem membros da família com casos de doenças, como o Alzheimer, por exemplo, é bom fazer o check-up a cada 6 meses. Isso porque, algumas doenças possuem relação com hereditariedade, por isso, vale a pena se prevenir.
Quais são os exames realizados no check-up?
Veja alguns exemplos de exames que podem ser realizados na sua consulta.
- Eletroencefalograma;
- Tomografia;
- Ressonância magnética;
- Polissonografia.
Além disso, conversar com o médico, explicar sobre a sua rotina, histórico familiar, entre outras informações, são muito importantes. Assim, em casos de enxaqueca, por exemplo, o médico pode recomendar uma mudança de rotina e até mesmo algumas mudanças de hábitos alimentares.
Por que você deve investir em um check-up neurológico
Realizar uma rotina de exames preventivos, não quer dizer que você está caçando uma doença, mas sim, se cuidando. Caso tenha algum indício de alguma doença, tente manter a calma, a sua parte você fez, realizou o exame e agora, é seguir com as orientações médicas.
Assim como outras doenças, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, maiores são as chances de o tratamento dar certo. Você pode até mesmo evitar a progressão de uma doença e diminuir as chances de ter um AVC, por exemplo.
Portanto, se ainda não realizou os seus exames de rotina, converse com seu médico. Peça um check-up e cuide-se, isso faz bem para a sua saúde!