Todo mundo já sentiu uma dor de cabeça pelo menos uma vez na vida e já foi o suficiente para perceber como ela é incômoda. Agora, imagine como senti-la com frequência pode acabar prejudicando a sua vida.
Apesar de não ter as causas exatamente definidas, sendo necessária avaliação médica, muito se diz sobre a associação entre dor de cabeça e estresse. Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre o assunto no post de hoje. Confira!
O estresse é uma das causas da dor de cabeça?
A dor de cabeça é um problema frequente e muito comum nos dias de hoje. Muito se tem discutido a respeito de suas causas e o que pode levar a sentí-la de forma a prejudicar o andamento do dia.
Muitas vezes as pessoas acabam negligenciando outros fatores como depressão, ansiedade e estresse associadas às dores de cabeça, mas já é sabido que elas possuem uma ligação entre si.
Isso acontece porque o cérebro de pessoas estressadas, por exemplo, está em seu funcionamento potencializado, liberando de forma desordenada hormônios, removendo alguns assuntos, trazendo sempre preocupações e gerando ainda mais tensão.
Entender essa relação é o primeiro passo para contorná-la e aumentar significativamente a sua qualidade de vida.
Como o estresse pode causar a dor de cabeça?
A dor de cabeça causada pelo estresse ocorre devido a exposição constante a diversas situações estressantes, que deixam o cérebro em um estado desregulado, com um nível muito elevado de adrenalina, hormônio responsável pelo aumento da pressão.
Esse cenário desencadeia diversos outros efeitos no cérebro, incluindo a contração do músculo, o que já pode gerar a dor de cabeça.
Um nível alto constante de adrenalina também pode levar ao aumento da concentração do cortisol, hormônio que quando em doses altas no corpo pode causar uma diminuição do sistema imunológico, deixando o organismo propício para doenças como gripes e resfriados, por exemplo, que tem como um de seus sintomas a dor de cabeça.
A dor de cabeça crônica por estresse?
Quando uma pessoa está constantemente em um estado de estresse, o cérebro tende a continuar contraído, mesmo naqueles momentos em que a pessoa está em um ambiente tranquilo e calma, causando dores de cabeças mais frequentes.
A dor de cabeça crônica por estresse, também chamada de Cefaleia Tensional Crônica tem se tornado cada vez mais comum, devido ao estilo de vida da vida moderna, principalmente nos grandes centros urbanos.
Como podemos evitar a dor de cabeça causada pelo estresse?
Em muitos casos, o uso de medicamentos pode ser necessário para aliviar ou até mesmo eliminar as dores. Entretanto, também é possível adotar algumas medidas que vão ajudar a regular o seu organismo e diminuir as dores de cabeça, melhorando a sua qualidade de vida.
Veja algumas práticas a seguir:
● Dormir bem e o suficiente: ter uma boa noite de sono traz inúmeros benefícios ao organismo, liberando hormônios importantes para manutenção do corpo, aliviando o estresse e, consequentemente, a dor de cabeça.
● Atividades físicas: Ter uma rotina diária de exercícios físicos é extremamente importante para aliviar o estresse e evitar as dores de cabeça. Por isso, busque fazer algum exercício que te agrade, como caminhar, yoga ou musculação.
● Alimentação equilibrada: uma alimentação saudável e equilibrada é um dos melhores remédios para diminuir as dores de cabeça recorrentes. A falta de nutrientes que ajudam no funcionamento do corpo aumentam o estresse, além de ocasionar em dores de cabeças constantes.
● Ajuda profissional: o acompanhamento com um bom profissional para orientar de forma personalizada sobre qual o principal motivo da sua dor de cabeça e como tratá-la é essencial.
Além disso, a dor de cabeça também pode ser resultado do estresse físico do corpo. Após sofrer alguma lesão ou passar por uma cirurgia, é comum sentir dor de cabeça pelo estresse causado pelo organismo, sendo necessário informar ao médico para tomar as devidas providências.
Essas informações te ajudaram de alguma forma? Compartilhe com alguém que pode estar sofrendo com dores de cabeça por causa do estresse!