A cefaleia rebote é um quadro secundário, geralmente considerado uma complicação de outro quadro pré-existente, como a cefaléia do tipo tensional ou a enxaqueca. Sua etiologia está associada ao abuso de medicações (analgésicos comuns, anti-inflamatórios ou medicações específicas para enxaqueca) sem indicação.
Já a taquifilaxia é o quadro em que ocorre uma diminuição consideravelmente rápida na resposta ou efeito de um remédio, geralmente causado pela exposição prolongada da mesma estimulação farmacológica, caracterizado por uma rápida diminuição no efeito do medicamento. Também conhecida como dessensibilização, adaptação, falta de resposta ou regulação descendente, a taquifilaxia é dada por estímulo contínuo aos receptores bioquímicos nos quais os medicamentos atuam.
Quando falamos nesses dois quadros, estamos falando basicamente sobre as mesmas coisas, que se manifestam e afetam o paciente de maneiras diferentes. Nesse sentido, não apenas os analgésicos, mas todos os remédios para enxaqueca, de uso recorrente ou eventual, podem ir perdendo o efeito progressivamente e resultar em aumentos sucessivos das dosagens.
Por isso, é sempre indicado o uso de abordagens alternativas para pacientes com quadros recorrentes e resistência aos medicamentos. Esses tratamentos têm resultados eficientes em testes com pacientes que não respondem ao tratamento tradicional. Procure um especialista para que, a partir do diagnóstico correto, você encontre o tratamento adequado para o seu tipo de cefaleia.