A relação entre dores de cabeça e saúde mental 

Quem nunca sentiu uma dor de cabeça na vida antes? Seja por causa do estresse, um dia cansativo no trabalho, ficar sem comer ou consequência de outra doença, sentir dor de cabeça é até algo “comum”.

Só que esse sinal não deve ser negligenciado, quando se sente dor de cabeça, é porque algo não vai bem, principalmente se elas são constantes. Também há um alerta da relação entre dores de cabeça com a saúde mental, será que tem ligação?

Neste artigo vamos falar mais sobre essa relação e os cuidados necessários que é preciso ter com as dores de cabeça.

Como funciona a relação da dor de cabeça com a saúde mental

Diversos estudos já foram realizados para entender qual a ligação da dor de cabeça com a saúde mental. Um fato levantado foi de que a enxaqueca tem ligação com a depressão e a ansiedade. No caso, pessoas que sofrem com enxaqueca, têm cinco vezes mais chances de desenvolver essas doenças. 

Esse fato foi levantado pelo professor Dawn Base, do Departamento de Neurologia do Albert Einstein College em Nova York. A depressão por exemplo, pode vir mais à tona justamente pelo sentimento de impotência que a pessoa que tem enxaqueca pode sofrer algumas vezes.

Também é preciso considerar outros fatores que podem vir acompanhados com a enxaqueca. Como por exemplo, a rotina dessa pessoa que pode ser bastante estressante e infeliz, que pode contribuir com a depressão.

Outro ponto que é interessante mencionar, é que pessoas que já possuem depressão, são 3x mais propensas a sofrer crises de enxaqueca. Mas veja, isso não é propriamente uma regra, nem sempre quem tem um tipo de problema, pode desenvolver outro.

Depressão ou ansiedade, o que fazer quando se tem crises de enxaqueca

Se você já sofre de depressão ou ansiedade, ou qualquer outro tipo de problema do âmbito da saúde mental e passou a ter crises de enxaqueca, relate ao seu médico.

A enxaqueca possui tratamento, mas é preciso alinhar com o seu médico o que pode e não tomar. Além disso, outros fatores podem contribuir para o alívio e evitar crises, como boa alimentação, exercícios físicos e mudanças na rotina.

Caso você nunca tenha tido um episódio de enxaqueca e passou a ter, uma dica importante é começar a anotar. Faça um caderninho de anotações para registrar a rotina do seu dia. Assim, é possível identificar fatores que podem estar contribuindo com essa dor de cabeça.

Por exemplo, pessoas ansiosas geralmente gostam de tomar bastante café. Neste caso, a cafeína pode ser um fator externo que contribui para as dores de cabeça. É claro, que tudo precisa ser bem observado junto ao médico para perceber o que pode estar acontecendo.

Por isso, nunca faça a automedicação pois pode ser bastante perigoso. Converse com um especialista e busque o melhor tratamento.

Compartilhar publicação:

Publicações Relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições