A dor neuropática é um tipo de dor complexa, por isso, gera essa dúvida de como saber se tem ou não. Essa é uma dor que pode ser considerada crônica, apesar que também pode desaparecer sozinha. Ela pode ser causada por uma disfunção do sistema nervoso ou lesão primária.
Existem tipos de neuropatia e também sintomas que podem variar de pessoa para pessoa. Confira neste artigo todas as informações e saiba como identificar se você tem dor neuropática.
Quando acontece a dor neuropática?
Esse é um tipo de dor que pode surgir como consequência direta de alguma determinada doença que afeta o sistema somatossensorial em nível central ou periférico ou de uma lesão direta.
Entre as causas, estão:
Traumas: Pode ser por traumas ou acidentes que causam lesões nos nervos.
Doenças infecciosas: Causadas por vírus ou bactérias que afetam os nervos.
Alcoolismo e deficiência nutritiva: Esses dois tipos de problema afetam a função nervosa e podem desencadear a dor neuropática.
Diabetes mellitus: Quando chega a fase degenerativa essa doença também pode provocar dor, conhecida como neuropatia diabética.
Saiba quais são os principais sintomas
O tipo de sintoma pode variar de acordo com cada caso, sendo que o mais comum é a sensação de queimação. Muitos descrevem também como uma dor irradiada, ou seja, que se espalha pela região. Veja os sintomas mais comuns:
- Choque;
- Queimação;
- Dor aguda;
- Dor irradiada;
- Coceira;
- Dificuldade em dormir;
- Perda da sensibilidade.
Conheça os tipos de dor neuropática
Como dito anteriormente, existem alguns tipos de neuropatias e a sensação e dor vai depender do nervo que foi afetado. Veja os tipos de neuropatias.
Neuralgia Pós-Herpética:
Esse é um tipo de dor que ocorre após a pessoa passar por uma infecção viral do herpes zóster no sistema nervoso. A área em que a pele está afetada fica extremamente sensível.
Membro fantasma:
A dor fantasma é o nome dado para pessoas que sentem dor no local em que algum membro foi amputado, como a perna por exemplo.
Neuropatia Pós-Traumática:
Pessoas que sentem essa dor geralmente passam por uma lesão, como um acidente ou cirurgia. A dor pode ser sentida na região em que houve o impacto da lesão ou local da cirurgia.
Se você passou por um dos exemplos citados e sente os sintomas mencionados, existe a chance de que você tenha dor neuropática. Existem tratamentos como medicamentos, anestésicos e até mesmo cirurgia.